CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Com projeto, o município de Marialva passou a incentivar à participação da população nas compras públicas 
 
Os processos das compras públicas da Prefeitura de Marialva giram em torno de R$60 milhões por ano. Assim, no aspecto de poder financeiro, a compra pública marialvense é uma alternativa rentável de negócio para as empresas da cidade que desejam potencializar os seus ganhos. Por isso, o Governo Municipal lançou, em setembro de 2018, o Programa Marialva Compra. A iniciativa da Secretaria de Administração consiste em um sistema para estimular a participação das empresas locais nas compras públicas, gerando mais renda e mais empregos na cidade. O sistema ainda trouxe mais segurança, agilidade e transparência.
 
O projeto visa a participação de empresas locais em pelo menos 70% das compras públicas. Para que isso fosse possível, todo o processo foi digitalizado. Até 2017, este serviço era realizado manualmente na maior parte das secretarias. Além da informatização e treinamento dos servidores envolvidos nas compras, a prefeitura capacitou empresários para aderirem ao programa. Com isso, garantiu uma maior participação dos negócios locais, gerando um aumento de cerca de R$ 16 milhões circulando na cidade. Também otimizou as licitações e aquisições, reduzindo o número de compras duplicadas entre as secretarias e demais órgãos públicos de Marialva. 
 
RESULTADOS
O Programa Marialva Compra trouxe outros resultados significativos para a  cidade como:
• Redução do período de tramitação do processo de 130 dias para 68 dias;
• Redução de 90% do uso de papéis nos processos de licitação;
• Maior transparência do processo, pois o sistema possibilita a consulta na íntegra e em tempo real;
• Assinatura eletrônica e digital dos processos. 
 
Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 

Ouça o áudio: