CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Programa abrange 28 municípios e otimiza o atendimento farmacêutico público da região
 
Padronizar o atendimento farmacêutico oferecido pelos municípios não é uma tarefa fácil, mas é muito importante para o Sistema Único de Saúde (SUS). Até 2019, a Região Metropolitana de Curitiba não possuía essa gestão integrada e, por isso, a população tinha dificuldades na hora de encontrar os medicamentos que eram prescritos.
 
Com o objetivo de padronizar e melhorar a qualidade do atendimento farmacêutico oferecido pelos municípios da Região Metropolitana de Curitiba, o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp) criou em 2019 o Grupo de Trabalho de Assistência Farmacêutica.
 
O grupo reuniu os farmacêuticos de todos os 28 municípios, e em 8 reuniões definiram novos padrões de atendimento e de qualidade mínimos a serem compartilhados. Com isso, a população passou a ter acesso ao mesmo serviço, independentemente do local. 
 
Os encontros entre os farmacêuticos garantiram a criação da Relação Regional de Medicamentos da Região Metropolitana de Curitiba (REREME), uma listagem única de medicamentos comuns entre as cidades. Com a iniciativa, a população de toda a região passou a receber os mesmos remédios em todos os municípios e também uma redução nos custos e nos índices de judicialização nestes municípios.
 
MUNICÍPIOS QUE FAZEM PARTE DO GRUPO: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.
 
Os bons resultados garantiram ao projeto Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação. 

Ouça o áudio: