CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Ex-participantes do projeto se candidataram nas últimas eleições municipais de Maringá 
 
Crianças e adolescentes de Maringá não ficam mais só observando, elas passaram a participar ativamente do Poder Legislativo da cidade. A Câmara Municipal, por meio da Escola Legislativa, implantou o projeto “Câmara Mirim: Empoderando Crianças e Adolescentes para a Cidadania''. O projeto estimula a participação dos alunos na gestão pública contribuindo para a formação de cidadãos conscientes sobre a administração do dinheiro público.  
 
O projeto funciona exatamente como uma câmara de vereadores. As crianças levam as matérias para serem discutidas e também fazem as pautas, depois disso são levadas para discussões realizadas no Plenário ou, devido à pandemia, em reuniões online. Se aprovadas, as matérias são encaminhadas para as autoridades e/ou respondidas pelo prefeito e por vereadores. Desta forma, as crianças passam a entender na prática como funciona o Poder Legislativo. 
 
A iniciativa auxilia na formação de cidadãos mais conscientes do funcionamento da administração pública brasileira e mais ativos em relação à gestão pública.
 
A seleção envolve entrevistas para compreender o objetivo e as ideias dos alunos e também visitas guiadas explicativas. Apesar de o número de titulares ser limitado, os suplentes também compõem as discussões, aprendendo junto sobre cidadania e participação política. 
 
O projeto vem rendendo bons frutos, na última eleição municipal, ex-participantes da iniciativa se candidataram para disputar o cargo de vereador da cidade de Maringá. 
 
Os bons resultados garantiram ao projeto Troféu Prêmio Gestor Público Paraná, em 2016 e uma Menção Honrosa em 2017, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.