CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Projeto é única fonte de renda de cerca de 70 famílias em Apucarana 
 
O município de Apucarana, no norte do Paraná, criou o projeto Apucarana mais verde, adotando uma política pública que busca soluções para retirar resíduos sólidos do meio ambiente. Entre as iniciativas, estão a coleta e a destinação adequada de retalhos têxteis, pneus, móveis, eletrodomésticos e o incentivo e apoio à reciclagem com programas que beneficiam o meio ambiente, munícipes e empresas da região.  O projeto, na maioria das vezes, é a única fonte de renda das cerca de 70 famílias.  
 
Apucarana é um polo de confecção paranaense, com destaque para a produção têxtil. A cidade possui cerca de 2.200 empresas de confecção, respondendo por 25% da produção do Estado. No entanto, a fabricação tem um problema a ser resolvido: os resíduos têxteis que são descartados de forma incorreta. Com a implantação do Apucarana mais verde, a prefeitura conseguiu uma empresa parceira para recolher os restos de tecido, direto das fábricas, e transformá-los em redes e tapetes. Além disso, com a parceria os empresários passaram a economizar o dinheiro que antes era usado para fazer o descarte correto. 
 
Segundo o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, 30% do lixo pode ser reciclado, mas somente 3% são. Em Apucarana, com a iniciativa Apucarana mais verde foram reciclados 8% dos materiais recolhidos, ou seja, acima do resultado nacional.
 
Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná 2021, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação. 
 

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.