CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Aproximadamente 3.600 pessoas foram beneficiadas com a iniciativa
 
O projeto Universalização do serviço de água tratada – um Direito Humano Fundamental, teve início em 2017 no município de São João do Triunfo, quando a maior obra de saneamento rural do Paraná foi implantada na Região de Coxilhão de Santa Rosa, Coxilhão do Meio e Vitorianos, passando a levar água tratada a 450 famílias das comunidades rurais da região. Em quatro anos de funcionamento, a iniciativa já beneficiou mais de 3.600 pessoas. 
 
São João do Triunfo sofre com a falta de água há mais de 20 anos. A busca por água potável é feita por meio de perfuração de poços artesianos, mas a maioria das tentativas são frustradas. Uma das alternativas seria abastecer o sistema por intermédio de fontes e nascentes da região, o que também não se mostrou uma opção viável. 
 
No entanto, em 2018, surgiu a oportunidade de perfurar mais um poço artesiano, dessa vez, viabilizado pelo Instituto Águas Paraná. Diante do histórico de fracassos, a recém-criada Secretaria do Meio Ambiente determinou que a equipe técnica consultasse mapas hidrogeológicos da região, a fim de otimizar a oportunidade. Com os recursos utilizados, a tentativa foi bem sucedida e foi encontrada água em grande quantidade e ótima qualidade, o que rendeu um poço com capacidade de 32m³ por hora, água suficiente para abastecer, com sobra, as três localidades que compõem a região. 
 
Com o projeto Universalização do serviço de água tratada – um Direito Humano Fundamental, São João do Triunfo pretende levar água tratada a todas as comunidades rurais até 2024.
 
Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná 2021, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação. 
 
 

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.