CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Cerca de 80% das pessoas beneficiadas pelo projeto de Combate da Dor Lombar Crônica no SUS apresentaram melhora após o tratamento
 
O município de Cruz Machado, no sudeste paranaense, criou o projeto “Pilates no Combate a Dor Lombar Crônica no SUS”, para reduzir a fila de espera por tratamento na clínica de fisioterapia da cidade, já que a demanda por esse tipo de atendimento era de cerca de 70% dos pacientes. Como a grande parte dos moradores é e trabalha na área rural, acabavam realizando muito esforço manual e, desta forma, lesionando a região lombar.
 
Atentos a essa demanda, a gestão do município criou o projeto em 2018, em que a espera por atendimento foi revertida em aulas de pilates para a população. As aulas têm duração de uma hora e ocorrem duas vezes por semana na Clínica Municipal de Fisioterapia. Os moradores contam com o auxílio da fisioterapeuta e de uma educadora física para fazer os movimentos corretamente. Já foram atendidas 300 pessoas da cidade, que conta com uma população de aproximadamente 20 mil habitantes.
 
Para que a iniciativa desse certo, a prefeitura investiu em materiais para a realização das aulas, adequou os espaços da clínica e capacitou uma fisioterapeuta para que pudesse oferecer as aulas para os moradores. Cerca de 80% das pessoas atendidas pelo projeto apresentaram melhora ao final das aulas. A medição é feita por meio de uma escala de dor, em que são perguntados aos pacientes, no início e ao final do tratamento, o quanto de dor elas sentem naquele momento.
 
Entre os benefícios que o projeto apresenta, além da redução de cerca de 90% na fila de espera para atendimento, estão a melhora do condicionamento físico e mental dos pacientes, a correção da postura, além do aumento da autoestima e alívio do estresse. Os bons resultados apresentados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil. Saiba mais sobre esse projeto no Banco de Projetos da premiação.
 

 
Prefeito de Cruz Machado, Euclides Pasa, recebendo o Certificado de Reconhecimento
pelo Pilates no Combate a Dor Lombar Crônica no SUS
 

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.