CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Telêmaco Borba Digital oferece sinal de qualidade e proporciona acesso a serviços da prefeitura pela internet

A inclusão digital é um dos grandes desafios contemporâneos. Pensando nisso, a Prefeitura de Telêmaco Borba, no centro oriental do Paraná, criou o programa Telêmaco Borba Digital, que oferece sinal de Wi-Fi por toda a cidade. A demanda surgiu devido ao sinal da cidade, oferecido pelas operadoras, não atender as necessidades dos moradores.
 
O projeto tem como objetivo o desenvolvimento da infraestrutura tecnológica, a acessibilidade a serviços públicos e a construção da cidadania por meio da democratização as tecnologias de informação. Com baixo custo para a cidade, o sinal de internet é oferecido por meio de 33 pontos de distribuição de Wi-Fi de acesso público em praças, secretarias e locais turísticos, além de cobertura residencial com 16 pontos de acesso.
 
O morador que tem interesse em receber o sinal oferecido pelo projeto deve possuir equipamentos adequados e se cadastrar em uma página específica para a qual é direcionado logo ao se conectar. Com isso, o usuário recebe a senha necessária para realizar o acesso. O programa consegue atender cerca de 500 acessos simultâneos sem perder a qualidade. De acordo com os dados do projeto, a média mensal de acessos autenticados é de 42 mil. Os números são positivos e reforçam o papel social da iniciativa, de inclusão digital.
 
Para que o projeto desse certo, o município investiu em antenas e no sistema para cadastro dos moradores e funcionamento da internet. Os custos da iniciativa são supridos por recursos próprios da administração da cidade. Os bons resultados alcançados garantiram ao projeto o troféu do Prêmio Gestor Público (PGP-PR) – Tecnologia da Informação 2015, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 
 
Representante do prefeito de Telêmaco Borba, Dã Gonçalves Cortez, recebe
o troféu PGP-PR Tecnologia da Informação
 

 

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.