CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Projeto de Acolhimento oferece aulas de língua portuguesa e encaminha para o mercado de trabalho

O Projeto de Acolhimento aos Imigrantes e Refugiados surgiu em 2018, no município de Sarandi, no norte do Paraná. Com a chegada de diversos imigrantes de várias nacionalidades ao Paraná e, por consequência na cidade, a gestão municipal resolveu criar uma forma de integrá-los à comunidade, buscando superar um dos maiores obstáculos: a língua.
 
A Prefeitura de Sarandi firmou uma parceria com a Associação de Reflexão e Ação Social – Cáritas Diocesana da Arquidiocese de Maringá (Aras-Cáritas), que cuida da integração entre os dois povos (brasileiro e estrangeiro), e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), que oferece aulas de língua portuguesa. O objetivo é desenvolver métodos coletivos de atendimento e auxílio aos refugiados e imigrantes. É oferecido também material didático e, para aqueles que precisam, o município os encaminham para a Agência do Trabalhador do Estado do Paraná. 
 
Para que o projeto desse certo, a Prefeitura de Sarandi conta com a ajuda de trabalhadores voluntários. Essa característica é fundamental para o sucesso do projeto, já que o foco é a integração social dos imigrantes e refugiados, com a participação ativa da própria sociedade no processo de acolhimento. Cerca de 150 pessoas de várias nacionalidades participam das atividades, sendo que 70% delas já compreendem ou falam fluentemente o português.
 
O principal benefício que a iniciativa oferece é justamente integrar os imigrantes a uma cultura desconhecida por eles até então, promovendo também uma troca cultural entre os países. Como os trabalhos desenvolvidos são voluntários, os custos do projeto se resumem a um espaço para realização das aulas. Os resultados estão surgindo aos poucos, já que a duração do curso é de dois anos e deve durar até 2020, pelo menos. O projeto garantiu ao município de Sarandi o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2018, uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil. 
 
Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.

 

Ouça o áudio: