CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Projeto oferece oficinas de música, teatro, esportes, além de reforço em língua portuguesa e matemática de forma diferenciada para os alunos
 
O município de Chopinzinho, no sudoeste do Paraná, buscando melhorar os índices de ensino da cidade, desenvolveu em 2005 o projeto “Educação Integral” para os alunos da rede municipal. Além de aumentar as notas na Prova Paraná e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o objetivo era também suprir uma demanda dos pais, que precisavam ter um local seguro para deixarem os filhos enquanto trabalhavam.
 
As crianças estudam as matérias regulares durante a manhã. Na parte da tarde, àquelas que participam da educação integral seguem para uma nova escola, onde realizam as atividades extracurriculares com oficinas de música, teatro e esportes. Os alunos também realizam reforços nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, em que os professores ensinam os conteúdos de forma diferenciada. A alimentação e o transporte até a escola em que é realizado o ensino integral são oferecidos pela prefeitura.
 
Para a implantação do projeto em 2005, foram necessárias obras para construção de uma nova escola e adaptação de outras já existentes, construindo novas salas de aula. Foram construídas também quadras poliesportivas para atender os alunos. Em 2018 o projeto foi reformulado, centralizando as atividades em apenas uma instituição de ensino, mas sem deixar de atender aos pais e mães de Chopinzinho de forma inovadora e eficiente. Os custos para a manutenção da iniciativa são pagos com recursos municipal e federal.
 
Entre os benefícios da iniciativa estão uma formação mais significativa aos estudantes, desenvolvendo habilidades artísticas e a prática de esportes, além de ajudar a diminuir as desigualdades sociais do município. Também houve um aumento da nota do Ideb, de 4,6 em 2005 para 5,7 em 2009. O projeto garante a permanência dos estudantes na escola, proporcionando o interesse em novas atividades. Os bons resultados garantiram ao projeto o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2013, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 
Prefeito de Chopinzinho na época, Leomar Bolzani, recebe o 
Prêmio Gestor Público Paraná pelo projeto Educação Integral

 

Ouça o áudio: