CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Projeto oferece oficinas de música, teatro, esportes, além de reforço em língua portuguesa e matemática de forma diferenciada para os alunos
 
O município de Chopinzinho, no sudoeste do Paraná, buscando melhorar os índices de ensino da cidade, desenvolveu em 2005 o projeto “Educação Integral” para os alunos da rede municipal. Além de aumentar as notas na Prova Paraná e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o objetivo era também suprir uma demanda dos pais, que precisavam ter um local seguro para deixarem os filhos enquanto trabalhavam.
 
As crianças estudam as matérias regulares durante a manhã. Na parte da tarde, àquelas que participam da educação integral seguem para uma nova escola, onde realizam as atividades extracurriculares com oficinas de música, teatro e esportes. Os alunos também realizam reforços nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, em que os professores ensinam os conteúdos de forma diferenciada. A alimentação e o transporte até a escola em que é realizado o ensino integral são oferecidos pela prefeitura.
 
Para a implantação do projeto em 2005, foram necessárias obras para construção de uma nova escola e adaptação de outras já existentes, construindo novas salas de aula. Foram construídas também quadras poliesportivas para atender os alunos. Em 2018 o projeto foi reformulado, centralizando as atividades em apenas uma instituição de ensino, mas sem deixar de atender aos pais e mães de Chopinzinho de forma inovadora e eficiente. Os custos para a manutenção da iniciativa são pagos com recursos municipal e federal.
 
Entre os benefícios da iniciativa estão uma formação mais significativa aos estudantes, desenvolvendo habilidades artísticas e a prática de esportes, além de ajudar a diminuir as desigualdades sociais do município. Também houve um aumento da nota do Ideb, de 4,6 em 2005 para 5,7 em 2009. O projeto garante a permanência dos estudantes na escola, proporcionando o interesse em novas atividades. Os bons resultados garantiram ao projeto o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2013, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 
Prefeito de Chopinzinho na época, Leomar Bolzani, recebe o 
Prêmio Gestor Público Paraná pelo projeto Educação Integral

 

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.