CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Mais Pinhão diminuiu em três vezes o tempo de produção da semente, além de proporcionar aos agricultores da região uma fonte de renda


O Paraná é um dos maiores produtores agrícolas do Brasil e, além disso, é o estado que mais produz e consome pinhão, com destaque para os municípios da região Centro-Sul do Estado. Em média, uma araucária demora entre 12 e 15 anos para produzir a semente, mas o projeto Mais Pinhão, da Prefeitura de Bituruna, no sudeste do Estado, reduziu em três vezes esse tempo.

Como a economia do município está fundamentada em atividades agropecuárias, era preciso encontrar formas de evitar o êxodo rural e fortalecer o comércio da região. Foi então que a iniciativa começou, em 2017, com uma parceria com a Embrapa Florestas e reuniu cerca de 30 agricultores da região, que participaram de cursos sobre o processo de enxertia (quando duas partes de plantas diferentes formam uma nova planta) e receberam um espaço para o plantio.

A nova técnica possibilitou que novos genótipos fossem desenvolvidos, o que reduziu o tempo de produção da semente. Para que uma araucária normal produza o pinhão leva entre 12 e 15 anos. Entretanto, com a enxertia, esse tempo foi reduzido para quatro anos. Essa técnica garante mais renda aos agricultores e possibilita a preservação ambiental. Cerca de quatro mil mudas foram entregues, ajudando no reflorestamento do município.

Entre os principais benefícios que o projeto Mais Pinhão apresenta estão a diminuição do êxodo rural, maior conforto e condições financeiras para que os produtores permaneçam no campo, contribuindo com a economia local. A prefeitura precisou investir no treinamento dos agricultores e em pomares para produção da semente. Os custos do projeto são pagos com recursos do próprio município. Os bons resultados garantiram a iniciativa o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.

Prefeito de Bituruna, Claudinei Castilho, recebe
 o troféu PGP-PR pelo projeto Mais Pinhão
 

 

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.