CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Projeto auxilia no combate da doença, além de formar o hábito de uma alimentação saudável na rotina dos alunos do ensino fundamental
 
Com a facilidade de se comprar e consumir produtos ultraprocessados, a obesidade tem se mostrado uma missão no campo da saúde pública, afetando tanto os adultos como as crianças. O município de Joaquim Távora, no Norte Pioneiro, desenvolveu o projeto Educação Nutricional nas Escolas, que ensina aos alunos os benefícios de uma alimentação saudável.
 
A iniciativa surgiu após ser identificado que as crianças ingeriam uma grande quantidade de alimentos industrializados, com altos teores de gorduras trans, gorduras saturadas, açúcares e sal. Para que esse cenário mudasse, a gestão municipal desenvolveu o projeto, em que os estudantes de cada turma são divididos em grupos. Depois, realizam a montagem de um prato com os alimentos fornecidos. Os nutricionistas conversam com os alunos, explicando a importância dos nutrientes e ensinando hábitos de higiene na hora do preparo dos alimentos. Um novo prato é montado pelas crianças, que são convidadas a experimentar.
 
Com o projeto, as crianças que antes não comiam determinados alimentos, principalmente vegetais, tiveram a chance de experimentá-los e acabaram mudando de opinião. A iniciativa ocorre em todas as turmas das três escolas municipais da cidade ao decorrer do ano. Os custos são bancados com os recursos destinada à merenda escolar. Os nutricionistas também alertam as crianças sobre a proibição de se levar lanches de casa para a escola.
 
Entre os benefícios do Educação Nutricional estão a promoção de uma alimentação mais saudável, fazendo com que os alunos levem o que foi aprendido para casa; a redução de alimentos ultraprocessados na rotina das crianças; além de contribuir para a diminuição da obesidade infantil e doenças crônicas. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2017, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 
Prefeito de Joaquim Távora, Gelson Mansur Nassar, recebe o
Certificado de Reconhecimento pelo Educação Nutricional nas Escolas

 

Ouça o áudio: