CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Incremento na Arrecadação com Tecnologia de Geoprocessamento identificou imóveis que não recolhiam IPTU e aumentou em meio milhão o recolhimento do imposto
 
Muitos municípios no Brasil estão enfrentando dificuldades em deixar as contas no azul, principalmente com recursos mais escassos por parte do Governo Federal e gastos com pessoal. Pensando nisso, a Prefeitura de Alto Paraná, no Noroeste do Estado, desenvolveu o projeto Incremento na Arrecadação com Tecnologia de Geoprocessamento, que produziu um aumento de meio milhão nas receitas do município.
 
Com uma população de pouco mais de 13 mil habitantes, Alto Paraná possuía um déficit de arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) devido aos cadastros desatualizados dos imóveis. Mas com o projeto, iniciado em 2017, a prefeitura conseguiu identificar 4.759 propriedades que não pagavam o imposto ou que continham dimensões diferentes da informada quando foram construídas. A iniciativa aumentou a arrecadação em cerca de 500 mil por ano.
 
Para que o projeto desse certo, a prefeitura contratou uma empresa para realizar o processo de geoprocessamento, técnica que consiste em um conjunto de tecnologias para coleta de dados e, por meio de processos computacionais, manipulam e geram informações espacialmente referenciadas. Com a tecnologia, foi possível analisar imóveis que eram maiores do que o informado para a prefeitura, o que faz com que o valor recolhido do imposto fosse menor do que deveria.
 
O projeto contou com um orçamento de R$ 224 mil com recursos do próprio município. Entre os principais benefícios da iniciativa estão o aumento da arrecadação da cidade, proporcionando mais investimentos em áreas como saúde, educação e habitação. O projeto também proporcionou a regularização de imóveis, além de ter os dados atualizados constantemente. Os bons resultados garantiram a iniciativa o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.

Prefeito de Alto Paraná, Altamiro Santana, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo projeto
Incremento na Arrecadação com Tecnologia de Geoprocessamento

Ouça o áudio: