CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Com o Parque Ambiental do Gamelão, a população conta com um espaço para práticas esportivas e de lazer, além da transformação do espaço degradado em preservação ambiental
 
Com grandes inundações em residências e órgãos públicos próximos a foz do Arroio Tajujá, a Prefeitura de Mato Rico, no Centro Sul do Paraná, desenvolveu um projeto para resolver esse problema. O Parque Ambiental do Gamelão promoveu o desassoreamento dos rios e a recuperação de suas margens, transformando o ambiente degradado em um espaço de preservação ambiental e de atividades culturais.
 
A cidade de Mato Rico nasceu nas várzeas próximas à foz do Arroio Tajujá, onde deságua no Rio Mato Rico. Com o passar do tempo, foram surgindo construções nesses locais, prejudicando as margens dos rios. Em 2013 e 2014 ocorreram duas grandes enchentes na região, o que motivou a criação do Parque do Gamelão, que resolveu o problema e ainda virou ponto turístico e cultural, em que a população se encontra para prática de esportes e eventos locais.
 
Para que o projeto fosse implementado, a gestão municipal contou com recursos do Ministério do Turismo e do ICMS Ecológico. O parque conta com área de 40 mil m² e mais área de bosque de 20 mil m², margeando o Rio Mato Rico. Foram construídos uma ponte de estrutura metálica de 40 metros sobre o rio, implantação de lago, pista de caminhada, trilhas, deck, mirante, parque infantil, campo de areia, academia, área coberta, quiosques, banheiros adaptados, bancos, sinalização, estacionamento e pedalinhos. Cerca de 410 mil reais foram investidos para a construção do local, entre recursos federais e contrapartida municipal.
 
Entre os benefícios estão maior autoestima da população, campanhas de recuperação de Áreas de Preservação Permanente, um local para realização de eventos e, assim, integrando a comunidade local. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2018 e 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 
Prefeito de Mato Rico, Marcel Jayre Mendes dos Santos, recebe o
Certificado de Reconhecimento pelo Parque Ambiental do Gamelão
 

Ouça o áudio: