CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Sarcóphagus identificou mais de 2700 lotes abandonados ou em péssimas condições. Iniciativa também facilitou o acesso a informações sobre os falecidos da cidade
 
Há mais de 60 anos, a Prefeitura de Guaíra, na região Oeste do Paraná, estava com os registros de sepultamentos de seus cemitérios desatualizados, o que comprometia o planejamento do município. Outro problema era a venda ilegal de túmulos sem o conhecimento da gestão municipal. Foi para resolver esses problemas que a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação da cidade desenvolveu o projeto Sarcóphagus.
 
Antes, o município não tinha controle das informações sobre as sepulturas, qual o tempo de vida útil dos cemitérios, balanços mensais sobre o número de sepultamentos, entre outros. Para atualizar as informações, equipes fizeram a conferência in loco, além de contar com os livros de registro e também com informações de familiares dos falecidos. Os lotes também foram georreferenciados por meio de imagens áreas de drones, facilitando a tomada de decisões sobre a necessidade de ampliação dos espaços. 
 
Para que o projeto fosse implementado, a Secretaria de Tecnologia da Informação desenvolveu, por meio de tecnologias de licença pública, o Sarcóphagus, que conseguiu identificar mais de 2.700 lotes abandonados ou em péssima conservação e que foram restaurados pela prefeitura. O projeto foi integrado ao GeoGuaíra, sistema de georreferenciamento do município, e não teve custos financeiros para ser desenvolvido.
 
Entre os benefícios da iniciativa estão mais transparência na administração dos cemitérios, proporcionando que setores, quadras e lotes fossem mapeados, além de garantir o fácil acesso às informações por parte da gestão pública e dos munícipes e aumento na vida útil dos cemitérios. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.

Prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, recebe o
Certificado de Reconhecimento pelo projeto Sarcóphagus

 

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.