CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Boas Práticas na Merenda Escolar com Agricultura Familiar aumentou a renda dos produtores locais e garantiu uma alimentação de qualidade para as crianças
 
Buscando fomentar a economia local e garantir uma alimentação de qualidade para as crianças que estudam nas escolas municipais, a Prefeitura de Entre Rios do Oeste, na região de Toledo, desenvolveu o projeto Boas Práticas na Merenda Escolar com Agricultura Familiar, que aumentou a produção e renda dos agricultores familiares, além de proporcionar uma merenda escolar mais saudável.
 
Muitas crianças do município estavam acima do peso ideal ou abaixo dele, situação gerada pela má alimentação ou pela alimentação inadequada. Além disso, com o surgimento da Lei 11.947/2009, 30% do valor que é repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades.
 
Foi preciso fazer um trabalho intenso com os agricultores ao longo dos anos, já que grande parte deles produzia apenas produtos panificados. A gestão municipal também firmou convênio com a Itaipu Binacional e a Associação de Produtores Orgânicos de Entre Rios do Oeste (Apoer), buscando oferecer assessoria e formação técnica aos agricultores. Cerca de 12 produtores e suas famílias são atendidas pelo programa, além de 500 crianças na educação municipal que se alimentam com os alimentos produzidos.
 
Os custos do projeto são pagos com recursos do município, do PNAE e royalties da Itaipu. Entre os benefícios estão o desenvolvimento da agricultura familiar, comércio local e a melhora na alimentação das crianças, o que os incentiva a serem mais saudáveis também em casa. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2018, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 
Prefeito de Entre Rios do Oeste, Jones Neuri Heiden, recebe o Certificado de Reconhecimento
pelo Boas Práticas na Merenda Escolar com Agricultura Familiar

 

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.