CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Programa Campo Fácil incentiva a agricultura familiar e a compra direta do município
Realizado no município de Ubiratã, o Programa Campo Fácil beneficia cerca de 1.250 famílias que sobrevivem da agricultura familiar. A Prefeitura Municipal oferece assessoria profissional para os pequenos produtores em todos os cantos do município, o que inibe a saída das pessoas do ambiente rural e movimenta o comércio local.
 
Ainda que a região de Ubiratã comporte grandes cooperativas, nem sempre as famílias que sobrevivem do campo são contempladas pela preferência de grandes empresas. É aí que entra a importância do Campo Fácil, que agrupa o trabalho do poder público municipal e de órgãos parceiros em prol do trabalho do pequeno produtor.
 
O Programa Campo Fácil é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o Conselho Regional de Engenharia e Agricultura do Paraná (Crea-PR) e a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Piquiri (AEAVP). Além de assessorar os pequenos produtores rurais em seu trabalho, a iniciativa articula ações de apoio e assistência as famílias beneficiadas.
 
São 150 produtores beneficiados, inclusive sendo incluídos em iniciativas governamentais. Por exemplo, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) direciona os itens produzidos em pequenas propriedades à alimentação nas escolas. Hoje, 70 dos pequenos produtores entraram no programa de compra direta do município e oferecem merenda escolar para toda a região.
 
A Prefeitura Municipal de Ubiratã investe R$ 120 mil por ano. Em 2016 e 2017, o programa colaborou para a movimentação de R$ 727 mil no município. Em 2018, o Tema do Ano do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) foi a Agricultura. O Programa Campo Fácil foi o vencedor pelos bons resultados apresentados. Saiba mais sobre esse projeto no Banco de Projetos da premiação.
 
Prefeito de Ubiratã, Haroldo Fernandes Duarte, recebe Troféu Tema do Ano pelo Programa Campo Fácil
 
Em 2018, Prefeito de Ubiratã, Haroldo Fernandes Duarte, recebeu Troféu Tema do Ano pelo Programa Campo Fácil

Ouça o áudio: