CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Samu/Escola: Educar para Mudar ensina os alunos sobre a importância do trabalho dos socorristas e alerta para os prejuízos que podem ser causados por causa dos trotes
 
A prática de primeiros socorros é cada vez mais difundida nas escolas, ensinando professores e alunos a como agirem em uma situação de emergência. Foi pensando nisso que a gestão municipal de Ponta Grossa, por meio de uma parceria entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Secretaria de Educação e Saúde e as escolas municipais da cidade desenvolveram o projeto Samu/Escola: Educar para Mudar.
 
Um dos grandes problemas que o Samu do município enfrentava eram os trotes, feitos na maioria das vezes por estudantes, o que prejudica o atendimento dos socorristas. Com o Samu/Escola, foi desenvolvida uma cartilha para ser distribuída aos alunos, mostrando como funciona o atendimento do órgão e mostrando a importância dos primeiros socorros, que podem salvar vidas dependendo da gravidade da ocorrência.
 
Para que o projeto fosse implementado, uma parceria foi feita entre o Samu e as Secretarias de Saúde e Educação. Foi constatado um grande número de ocorrências em escolas, o que resultou no treinamento dos profissionais que ali estão para prestarem atendimentos de primeiros socorros até a chegada do Samu. O programa também recebeu relatos de situações que aconteceram fora do ambiente escolar, de pessoas que prestaram socorro em mercados, por exemplo.
 
Os Samu/Escola tem um custo de cerca de R$ 2.500, utilizado na confecção de cartilhas. Cerca de dois mil professores foram capacitados e mais de 4.500 crianças participaram do projeto. Entre os principais benefícios estão a conscientização dos alunos sobre o trote, reduzindo o número de ligações desse tipo, e a capacitação da comunidade escolar para agirem em situações de emergências. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2017, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 
Prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, recebe o Certificado de Reconhecimento
pelo Samu/Escola: Educar para Mudar
 
 

Ouça o áudio: