CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Educação Empreendedora busca auxiliar os estudantes para a entrada no mercado de trabalho e na criação do próprio negócio, ajudando na quebra de paradigmas 
 
Promover o espírito empreendedor na sociedade é um dos caminhos para o desenvolvimento econômico local, ajudando na criação de soluções inovadoras para problemas comuns. A Prefeitura de Ubiratã, no Centro Ocidental do Paraná, pensando em estimular o empreendedorismo já na infância, desenvolveu em parceria com o Sebrae e as escolas municipais da cidade o projeto Educação Empreendedora.
 
Com uma sociedade que exige cada vez mais pessoas autônomas, com múltiplas competências e que saibam trabalhar em equipe, a iniciativa de Ubiratã proporciona aos alunos da rede municipal de ensino conhecimentos acerca de princípios básicos de empreendedorismo, tais como legislação, obrigações, tributações, entre outros. O projeto atende ao objetivo nº 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Os ODS foram instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030.
 
O programa visa capacitar os jovens, ajudando na quebra de paradigmas para que eles consigam ascender profissionalmente, sendo que a educação é a principal ferramenta para que isso aconteça. O Sebrae desenvolveu o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), em que são ministrados nove cursos, sendo um para cada ano do ensino fundamental. Em Ubiratã são aplicados cinco cursos, sendo eles: O mundo das ervas aromáticas; Temperos naturais; Oficina de brinquedos ecológicos; Locadora de produtos; e Sabores de cores, todo com uma média de 20 horas/aula.
 
A iniciativa apresenta como principais eixos o desenvolvimento de características do comportamento empreendedor, sustentabilidade, ética, cidadania, inovação e cultura da cooperação, além da estrutura do plano de negócio. A abordagem e linguagem são adequados de acordo com as idades dos alunos, conforme o tema de cada ano. Os professores também foram capacitados para ministrarem as aulas.
 
Entre os principais resultados estão a diminuição da evasão escolar, além de aumento na nota média nas disciplinas de português e matemática quando comparado com outras escolas que não aplicaram o programa. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2017, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 
Prefeito de Ubiratã, Haroldo Fernandes, recebe o Certificado de Reconhecimento
pelo projeto Educação Empreendedora
 

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.