CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Piloto Cisternas Rurais foi pensado para diminuir os efeitos da estiagem na agropecuária, reforçar a economia local e conservar os recursos hídricos da cidade
 
A água é o bem natural mais precioso que temos. Utilizamos para alimentação, fornecimento de energia elétrica, agricultura, entre vários outros tipos de uso. Entretanto, nos últimos anos os altos índices de desmatamento, poluição e mudanças no clima têm alterado o ciclo de chuvas. O Paraná vive em 2020 a pior estiagem dos últimos 50 anos, de acordo com os órgãos meteorológicos. Foi pensando nestes momentos de seca que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Marechal Cândido Rondon (SAAE) desenvolveu o projeto Piloto de Cisternas Rurais.
 
Com uma economia fortemente voltada para a agricultura e agropecuária, os produtores de Marechal Cândido Rondon possuem uma grande demanda por água, que já não estava sendo suprida pelo SAAE. Os poços artesianos, prática de alto custo energético, também não estavam mais conseguindo oferecer aos produtores a água necessária. A autarquia municipal buscou junto a Itaipu Binacional um projeto que amenizasse a necessidade dos produtores e reduzisse os custos operacionais.
 
Três produtores foram escolhidos para receberem as cisternas, utilizando critérios como demanda hídrica, cumprimento da legislação e conscientização ambiental. Os reservatórios possuem capacidade para 500 mil litros de água e são revestidos e cobertos em geomembrana de alta densidade. Desta forma, as cisternas podem armazenar água da chuva em períodos chuvosos do ano para ser utilizada em momentos de escassez ou então para limpeza dos locais.
 
Entre os benefícios do projeto estão a conservação dos recursos hídricos, fazendo com que os produtores utilizem a água da chuva para diversos fins e não precisem usar água potável. As cisternas ajudam também a diminuir o valor da conta de água e luz das propriedades, e estimula o produtor a permanecer com as atividades no campo. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2017, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 
Prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, recebe o
Certificado de Reconhecimento pelo Cisternas Rurais

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.