CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Tecnologia, Segurança e Ambiente Escolar: Relações Indissociáveis zerou a evasão escolar, controlando o recebimento de ausências e modernizando o sistema de chamadas
 
Cada vez mais avançada, a tecnologia tem se apresentado como grande aliada de diversos setores, entre eles a educação, sendo vista como ferramenta primordial no ambiente escolar. Ela pode levar também a uma promoção da segurança e otimização dos processos inseridos no ambiente escolar. Foi pensando nisso que a Prefeitura de Paranavaí, no Noroeste do Estado, desenvolveu o projeto de Tecnologia, Segurança e Ambiente Escolar: Relações Indissociáveis.
 
A iniciativa foi implementada na Rede Pública de Educação de Paranavaí em 2018, informatizando o registro de frequência dos alunos por meio do uso de um equipamento de reconhecimento facial. Com ele o diário de classe, em que os professores fazem a chamada dos alunos, passou a ser totalmente online, o que contribui para a segurança dos alunos, reduz a evasão escolar e dá para a escola o controle efetivo de frequência, além de mais tempo de aula.
 
Para que o projeto fosse implementado, a prefeitura realizou a compra de 39 equipamentos de reconhecimento facial e instalou nas 20 escolas de ensino fundamental da cidade. Foi feito também um treinamento sobre o funcionamento do sistema e cadastramento dos alunos no sistema e no coletor facial. Depois, foi habilitada a funcionalidade de envio de SMS para os responsáveis pelos alunos quando os mesmos estiverem ausentes da escola, entre outras etapas do projeto.
 
Com um custo de R$ 500 mil reais, o projeto conta com recursos do Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e impostos vinculados à educação. Entre os benefícios estão maior segurança dos alunos, uma vez que em caso de falta os pais são comunicados rapidamente e, em caso de faltas seguidas, comunicadas ao Conselho Tutelar. O projeto também acabou com a evasão escolar. Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) Tecnologia e Inovação em 2019. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 
Prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes, recebe o Troféu PGP-PR Tecnologia e Inovação pelo
Tecnologia, Segurança e Ambiente Escolar: Relações Indissociáveis
 

Ouça o áudio: