CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Cidade Luminosa trocou todas as luminárias de vapor de sódio e mercúrio pelas de LED, mais econômicas e com maior durabilidade, reduzindo os gastos da prefeitura com manutenção
 
A iluminação pública é uma responsabilidade dos municípios, de acordo com a Constituição Federal de 1988 e de Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Fator essencial para as cidades e à população, ela permite a melhora na qualidade de vida, proporcionando que os moradores possam desfrutar dos espaços públicos no período noturno. Esses e outros fatores influenciaram a Prefeitura de Santa Mariana, no Norte Pioneiro, a desenvolver o projeto Cidade Luminosa.
 
Após um tornado destruir a rede de iluminação pública em 2016, a gestão municipal, diante dos altos gastos de manutenção dos equipamentos, decidiu trocar as luminárias de vapor de mercúrio e vapor de sódio pelas luminárias em LED, que possuem maior durabilidade e são mais econômicas. Foram realizadas pesquisas para avaliar qual seria o melhor modelo de luminária para atender as necessidades da cidade.
 
Para que o projeto pudesse ser implementado, a prefeitura elaborou o projeto e lançou um edital para compra dos equipamentos. Foi regulamentada também a Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) e a realização de um financiamento junto ao Banco do Brasil para pagamento das obras. Todo o perímetro urbano da cidade recebeu as novas luminárias. Já na área rural elas foram instaladas em pontos estratégicos. O orçamento total foi de cerca de R$ 1,8 milhão e o financiamento será totalmente pago até 2021.
 
Entre os principais benefícios que o Cidade Luminosa oferece estão uma iluminação pública de qualidade, proporcionando maior sensação de segurança aos moradores, além da diminuição de 50% nos gastos com a iluminação pública e garantia de cinco anos dos equipamentos, diminuindo os gastos com manutenção. Após o pagamento do financiamento, a conta dos moradores também irá ficar mais barata. Os bons resultados garantiram ao projeto o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) em 2018, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.

Prefeito de Santa Mariana, Jorge Rodrigues Nunes, recebe o Troféu PGP-PR pelo Cidade Luminosa

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.