CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Cidade Luminosa trocou todas as luminárias de vapor de sódio e mercúrio pelas de LED, mais econômicas e com maior durabilidade, reduzindo os gastos da prefeitura com manutenção
 
A iluminação pública é uma responsabilidade dos municípios, de acordo com a Constituição Federal de 1988 e de Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Fator essencial para as cidades e à população, ela permite a melhora na qualidade de vida, proporcionando que os moradores possam desfrutar dos espaços públicos no período noturno. Esses e outros fatores influenciaram a Prefeitura de Santa Mariana, no Norte Pioneiro, a desenvolver o projeto Cidade Luminosa.
 
Após um tornado destruir a rede de iluminação pública em 2016, a gestão municipal, diante dos altos gastos de manutenção dos equipamentos, decidiu trocar as luminárias de vapor de mercúrio e vapor de sódio pelas luminárias em LED, que possuem maior durabilidade e são mais econômicas. Foram realizadas pesquisas para avaliar qual seria o melhor modelo de luminária para atender as necessidades da cidade.
 
Para que o projeto pudesse ser implementado, a prefeitura elaborou o projeto e lançou um edital para compra dos equipamentos. Foi regulamentada também a Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) e a realização de um financiamento junto ao Banco do Brasil para pagamento das obras. Todo o perímetro urbano da cidade recebeu as novas luminárias. Já na área rural elas foram instaladas em pontos estratégicos. O orçamento total foi de cerca de R$ 1,8 milhão e o financiamento será totalmente pago até 2021.
 
Entre os principais benefícios que o Cidade Luminosa oferece estão uma iluminação pública de qualidade, proporcionando maior sensação de segurança aos moradores, além da diminuição de 50% nos gastos com a iluminação pública e garantia de cinco anos dos equipamentos, diminuindo os gastos com manutenção. Após o pagamento do financiamento, a conta dos moradores também irá ficar mais barata. Os bons resultados garantiram ao projeto o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) em 2018, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.

Prefeito de Santa Mariana, Jorge Rodrigues Nunes, recebe o Troféu PGP-PR pelo Cidade Luminosa

Ouça o áudio: