CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
GeMap mapeou as ruas da cidade, auxilia na gestão do asfalto e na decisão racional dos órgãos responsáveis sobre quais vias devem ser priorizadas na recuperação
 
O trânsito é uma preocupação de todas as cidades. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, acidentes em 2019 fizeram com que 30.371 pessoas perdessem a vida. Apesar de o número ser menor que o registrado em 2018, o número de mortes ainda é alto, sobretudo porque a maioria dos acidentes poderiam ser evitados. Um dos fatores que contribuem para isso são as péssimas condições das vias. Para resolver esse problema, a Prefeitura de Paranavaí, no Noroeste do Paraná, desenvolveu o GeMap, que auxilia na gestão da malha asfáltica da cidade.
 
Alvo de grande reclamação por parte dos moradores, diversas ruas do município estavam em péssimas condições. Além disso, a falta de um sistema informatizado também fazia com que o trabalho fosse inteiramente manual e dificultasse a identificação das áreas com problemas, quem foram os responsáveis pela obra e, por consequência, a burocratização dos processos. Mas com o GeMap foi desenvolvido um sistema de gerenciamento da malha asfáltica, reunindo informações em um sistema web. Nele é possível reunir todas as informações relacionadas a pavimentação, como contratos, tipos de malha asfáltica e durabilidade, além de manter um histórico do trecho.
 
Foi desenvolvido um módulo de Business Intelligence (BI) para o já existente sistema GeMap, com o objetivo de processar os dados que o sistema dispõe, disponibilizando informações estatísticas e preditivas ao usuário. O módulo auxilia na gestão de asfalto e na decisão racional dos órgãos responsáveis sobre quais vias devem ser priorizadas na recuperação.
 
Para que o projeto fosse implementado, a prefeitura realizou uma parceria com a Universidade Paranaense (Unipar) para desenvolvimento do sistema. Todas as ruas de Paranavaí foram mapeadas, sendo classificadas de acordo com as condições da pavimentação. A prefeitura também está inserindo no sistema os responsáveis pelas obras e contratos, o que ajuda na fiscalização.
 
Entre os benefícios do projeto estão maior transparência na tomada de decisão sobre as obras de asfalto, garantindo que as áreas de maior interesse, como próximas de escolas e com tráfego do transporte coletivo, tenham prioridade. O GeMap também ajuda na redução de custos, já que agiliza o trabalho dos servidores e torna as decisões mais assertivas. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) em 2018, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 

Prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes, recebe o
Certificado de Reconhecimento pelo GeMap

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.