CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Porto Seguro oferece atividades diferenciadas nas áreas de esporte, artes, cultura e lazer, além de auxílio para confecção de documentos para os estudantes entre 6 e 17 anos
 
A redução da desigualdade social é uma questão urgente em nosso país. Um dos passos para que isso aconteça é criamos as condições necessárias para um desenvolvimento igual das camadas mais ricas e pobres da população, com equidade de oportunidades, sobretudo para a juventude. Pensando nisso, a Prefeitura de Guaratuba, no Litoral do Paraná, desenvolveu o projeto Porto Seguro.
 
Guaratuba possui uma elevada demanda de crianças e adolescentes advindas de famílias em situação de vulnerabilidade, uma vez que 17% da população da cidade (cerca de 2.250 famílias) são beneficiárias do programa Bolsa Família, do Governo Federal. Desse total, cerca de 160 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, estão inseridas em um contexto de vulnerabilidade social. São elas o foco do projeto.
 
Para atender essas crianças e adolescentes, a Secretaria do Bem-estar e Promoção Social desenvolveu o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Porto Seguro, em que são oferecidas atividades no contraturno escolar, como vivências culturais, esportivas, musicais, além de auxílio na obtenção de documentos (RG, CPF e Carteira de Trabalho). Em cada turno são oferecidas duas refeições: café da manhã e almoço para a turma da manhã e almoço e lanche para a turma da tarde.  As atividades são realizadas das 8 às 17 horas. As turmas são definidas de acordo com a faixa etária, com atividades de interesse dos alunos, que podem também escolher atividades específicas, emitir sugestões e opiniões sobre o trabalho desenvolvido.
 
A iniciativa está inserida no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que foi reordenado em 2013. Para realização das atividades, o projeto conta com verbas do Governo Federal e de recursos livres do município, a um custo mensal de cerca de R$ 50 mil, divididos entre salário, alimentação, limpeza, materiais de escritório e pagamento de energia elétrica e água.
 
Com a finalidade de reduzir a vulnerabilidade social, o projeto Porto Seguro reduziu a evasão escolar e a insegurança alimentar, além de ser um complemento nas ações da família e da comunidade na proteção e no desenvolvimento de crianças e adolescentes, fortalecendo os vínculos familiares e sociais. Também ampliou o leque de vivências culturais, esportivas, musicais, entre outras. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 
Prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, recebe o
Certificado de Reconhecimento pelo projeto Porto Seguro

Ouça o áudio: