CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Aprender Digital atende alunos de 7 a 10 anos da rede municipal de ensino com computadores adaptados e uma equipe pedagógica para auxiliar nas atividades escolares
 
Promover a inclusão efetiva de pessoas com deficiência vai muito além de oferecer acessibilidade em prédios e calçadas. É garantir também que elas tenham acesso às mesmas oportunidades, desde a infância até a vida adulta. Pensando nisso, a Prefeitura de Cascavel, no Oeste do Paraná, desenvolveu o projeto Aprender Digital, que atende crianças com deficiência de 7 a 10 anos da rede municipal de ensino.
 
A iniciativa surgiu da necessidade de implementar na rede municipal recursos da Tecnologia Assistiva (que visa proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social por meio de ferramentas que possibilitam a ampliação de sua comunicação, mobilidade, entre outros). O público alvo do projeto são alunos com dificuldades de coordenação motora fina, sem controle motor para estabelecer a escrita ou que não apresentam comunicação verbal e necessitam de comunicação alternativa para auxiliar suas atividades escolares.
 
Foram adquiridos computadores com tela touch screen para realização de atividades elaboradas pela equipe do projeto e adaptadas de acordo com as necessidades de cada criança. Para implementação do projeto, que teve início em 2018, a gestão municipal realizou uma série de estudos e um processo licitatório para compra dos equipamentos. Uma equipe, composta por terapeuta ocupacional, coordenadoras pedagógicas e um instrutor de informática, foi formada para auxiliar os professores com as atividades e adaptações necessárias para atender os alunos.
 
O projeto trouxe um subsídio a mais para os professores desenvolverem o trabalho com os alunos, auxiliando-os em sala de aula. Os estudantes atendidos com os computadores apresentaram um melhor desempenho pedagógico e mais autonomia no seu dia a dia. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento do país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 

Prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos da Silva, recebe o
Certificado de Reconhecimento pelo projeto Aprender Digital

 

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.