CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Iniciativa ampliou a visão de futuro e planejamento e contribuiu para uma gestão mais consciente e comprometida com a Agenda 2030
 
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que formam a Agenda 2030, buscam obter avanços para a construção e implementação de políticas públicas em todo o mundo. Os ODS visam conciliar desenvolvimento e crescimento econômico com preservação ambiental e redução das desigualdades sociais. Pensando em adequar a gestão pública local, a Prefeitura de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba, desenvolveu o Mapeamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
 
Em 2017, Mandirituba recebeu de várias instituições, entre elas o Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), um termo de adesão para um Projeto de Municipalização dos ODS. Entretanto, faltavam informações sobre como os municípios poderiam aplicar os objetivos na gestão pública, apontando apenas a necessidade de que as peças orçamentárias fossem atualizadas. Uma dessas peças é o Plano Plurianual (PPA), que define as prioridades do Governo para o período de quatro anos, podendo ser revisado a cada ano.
 
Após a inclusão dos ODS no PPA de Mandirituba, um grupo de servidores criou um comitê e planejou ações simples de conscientização nas secretarias, como a confecção de banners com ícones do ODS afetos ao setor, panfletos informativos aos secretários, reuniões, palestras de sensibilização, dentre outros. No final de 2018, foram realizadas entrevistas com cada secretário e gestores dos programas, mapeando as ações, projetos e programas desenvolvidos em cada secretaria naquele período, enquadrando-os nos ODS.
 
Muitas das ações realizadas pela prefeitura já estavam alinhadas com a Agenda 2030, mesmo de forma transversal. Em 2019, um segundo mapeamento foi desenvolvido, a fim de perceber os avanços e possíveis retrocessos em cada uma das metas, além da identificação dos reais motivos para que algumas ações fossem mais efetivas do que outras.
 
O monitoramento ampliou de forma significativa a visão de futuro e planejamento, com um olhar mais amplo e global de cada gestor, possibilitando um direcionamento das ações em programas mais estruturantes, mais eficientes e mais integrados em relação às questões ambientais e sociais do município. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 
Prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia, recebe o Certificado de Reconhecimento
pelo Mapeamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Ouça o áudio: