CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Com projeto inovador, Educárius EAD garantiu que os alunos continuassem os estudos por meio de videoaulas na internet
 
Com a chegada do novo coronavírus e a impossibilidade de realizar aulas presenciais, havia um grande receio de que o ano letivo fosse perdido, prejudicando estudantes de todas as idades, mas principalmente aqueles nos anos iniciais. Pensando nisso, a Prefeitura de Guaíra, no Oeste do Paraná, desenvolveu o projeto Educárius EAD - Inovando o Ensino Infantil e Fundamental.
 
Buscando uma ferramenta lúdica e de fácil uso para disponibilizar as atividades desenvolvidas para os alunos, a gestão municipal iniciou uma pesquisa por plataformas já existentes. Entretanto, nenhuma possuía a facilidade e didática necessárias para atingir todos os alunos e seus responsáveis, já que muitos deles não possuíam conhecimentos básicos de informática. A Secretaria de Tecnologia da Informação se propôs então a criar uma plataforma própria, que atendesse as necessidades e garantisse uma efetiva participação dos estudantes nas aulas.
 
Foi realizado um estudo de viabilidade, verificando se havia uma quantidade significativa de alunos que conseguiriam acompanhar as atividades de forma on-line e qual equipamento eles teriam acesso para seus estudos diários. Depois, um cronograma foi montado para desenvolvimento da plataforma a fim de que ela estivesse pronta em até quatro semanas, uma vez que um longo período de tempo sem aulas seria extremamente prejudicial para as crianças.
 
Com a plataforma pronta, o próximo passo foi disponibilizar o material para os alunos. Para aqueles que não possuíam acesso à internet ou não conseguiam acompanhar as videoaulas, os pais podiam retirar apostilas na escola, em que eram abordados os mesmos conteúdos dos vídeos. Entretanto, havia o desafio de fazer com que os estudantes participassem de fato das aulas. Foi então que professores e coordenadores buscaram se aproximar ainda mais das crianças e pais por meio das redes sociais, além de busca ativa in loco, avisos em rádios e jornais e parceria com o Conselho Tutelar, já que a não participação implicava em evasão escolar.
 
Com estas ações, o índice de alunos acompanhando as atividades online, que antes era de 57% ativamente e 30% parcialmente, saltou para 86% dos alunos participando ativamente e 6% parcialmente. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Troféu PGP-PR Melhor do Ano 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 
Prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, recebe o Troféu PGP-PR Melhor do Ano
pelo Educárius EAD - Inovando o Ensino Infantil e Fundamental

 

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.