CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Escola de Artes Luzes da Ribalta leva formação cultural gratuita, ensinando danças clássicas e modernas, oficinas de teatro, além de diversos instrumentos musicais
 
Tendo em vista a relevância das artes na formação humana, o projeto Luzes da Ribalta é uma escola de artes criada para levar dança, teatro e música de forma gratuita à população de Apucarana, no Norte Central paranaense. Em cerca de três anos desde a sua criação, o projeto atende mais de 1.500 jovens e adultos.
 
A Secretaria Municipal de Promoção Artística, Cultural e Turística identificou uma alta demanda por cursos e atividades culturais por parte dos moradores. Buscando solucionar essa questão de forma paliativa, a estrutura da prefeitura foi adaptada para atender a população e ampliar as aulas de dança e teatro que já funcionavam, mas em uma escala muito reduzida e com poucas vagas disponíveis.
 
O órgão buscou então novos espaços para aumentar tanto o número de áreas quanto o número de alunos. Com a ampliação dos projetos, foram ofertados cursos de danças clássicas, modernas, populares e urbanas a mais de mil alunos. O curso de teatro atende cerca de 170 alunos e as oficinas musicais criadas pela iniciativa chegam a 410 pessoas com aulas de violão, violino, violoncelo, bateria, saxofone, piano, flautas e canto.
 
Com a alta participação dos munícipes, a prefeitura está finalizando as obras da nova Escola de Artes, que terá capacidade para atender dois mil alunos em todas as modalidades culturais. A edificação terá um amplo espaço para os ensaios da Banda Municipal e preparo dos jovens artistas que comporão a Camerata Jovem de Cordas e a Orquestra Popular de Violão.
 
Além das aulas, todos os anos os alunos do projeto realizam grandes apresentações culturais que chegam a reunir cinco mil espectadores na cidade. Assim, o município incentiva a cultura por meio da educação e vice-versa. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento do país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 
Prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior, junto com a Secretária de Cultura, Maria Agar

Ouça o áudio: