CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Campo Mourão + Ativa inseriu na rotina dos munícipes a prática de esportes e reduziu a utilização de medicamentos para hipertensão
 
O sedentarismo é um dos principais fatores que contribuem para o surgimento de doenças crônicas, como a hipertensão e o diabetes. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 20% da população adulta mundial é sedentária. Foi para melhorar o cenário local e a vida da população que a Prefeitura de Campo Mourão, no Centro Ocidental do Paraná, desenvolveu o programa Campo Mourão + Ativa.
 
 A gestão municipal criou em 2015 o projeto piloto Viva Mais, que conscientizava os jovens da cidade sobre a necessidade de hábitos saudáveis e prática de esportes. Com o sucesso do projeto, a prefeitura expandiu e criou em 2017 o Campo Mourão + Ativa, atendendo todas as faixas etárias. As atividades são desenvolvidas em diversos grupos, como Academia da Terceira Idade do Corpo de Bombeiros, Adolescente + Ativo, Escola + Ativa, Grupo de Condicionamento Físico + Ativo, Mulher + Ativa, Servidor + Ativo e Terceira Idade em Ação.
 
Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, as atividades, que antes eram feitas somente presencialmente, tiveram que ser adaptadas para o meio digital. Foram gravadas videoaulas e encaminhadas para as turmas por meio do WhatsApp. Entretanto, a equipe verificou a necessidade de ir além, atingindo mais pessoas dentro e fora de Campo Mourão. Foi então que a equipe criou um canal no Youtube, ampliando o alcance do projeto.
 
A iniciativa é realizada pela Fundação de Esportes de Campo Mourão, da Secretaria Especial de Esportes, Recreação e Lazer. Além das práticas esportivas, são realizados eventos como a Semana da Qualidade de Vida e palestras profissionais. O projeto também oferece, por meio de parceria com instituições de ensino, tratamento psicológico para pessoas com depressão.
 
Os custos do projeto já são previstos no orçamento do município. Entre os principais benefícios estão a melhora na qualidade de vida dos moradores, diminuição na ingestão de medicamentos contínuos (5% das pessoas que tomavam remédios para hipertensão deixaram de fazer uso) e encaminhamento de pessoas com depressão para tratamento.
 
Os bons resultados garantiram a iniciativa o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2018 e 2019. Pela inovação na pandemia e novos resultados, o projeto recebeu o Troféu PGP-PR em 2020. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 
Equipe responsável pelo Campo Mourão + Ativa

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.