CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Contador de Histórias estimula a confiança e incentiva a prática da leitura entre as crianças por meio de um evento com a participação de pais e familiares
 
Desenvolver a oralidade, a imaginação e a criatividade entre as crianças é essencial para a formação humana, pois isso muda a percepção de realidade e abre oportunidades para novas experiências. Foi por meio da literatura que a Prefeitura de Cascavel, na região Oeste do Paraná, desenvolveu o projeto Contador de Histórias, que trabalha com os alunos da Rede Municipal de Ensino.
 
Em 2017, a prefeitura identificou duas necessidades: fomentar nos alunos o gosto pela prática de contar histórias, ensinando a utilizar vários recursos lúdicos; e trazer a comunidade para participar desse processo, envolvendo as famílias e as unidades escolares. Com esses dois pontos atendidos, o próximo passo foi organizar como funcionaria o projeto.
 
Os alunos são previamente selecionados nas escolas e, após esse processo, são definidas as histórias a serem contadas. São realizados ensaios, preparação de cenários e figurinos que serão utilizados durante o grande evento que é organizado pela gestão municipal. As escolas definem se as apresentações serão em grupos ou individuais.
 
Para que todos possam apresentar suas histórias, a Secretaria Municipal de Educação organiza um calendário com pelo menos cinco dias. Todo o evento é planejado e pensado visando tornar o aluno protagonista do projeto, inclusive com a apresentação do cerimonial sendo feita pelas crianças. As apresentações ocorrem sempre no período noturno, facilitando para que as famílias possam prestigiar e envolver-se ainda mais no processo escolar de seus filhos.
 
Para incentivar ainda mais, todos os participantes recebem um livro, uma medalha e um certificado em homenagem a sua participação. As escolas inscritas recebem uma placa pelo trabalho desenvolvido. Em três anos desde a sua criação, o Contador de Histórias já alcançou mais de 1.300 crianças.
 
Entre os principais benefícios do projeto estão o incentivo da prática da leitura pelas crianças, desenvolvimento da oratória e integração entre a família e o ambiente escolar, sem contar a criatividade e a confiança que são desenvolvidas nos alunos. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes do segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 
O evento é uma forma de estimular a criatividade das crianças e integrar os pais ao ambiente escolar

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.