CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Projeto conta com uma coleção de mais de 600 peças excepcionalmente preservadas, entre fósseis de pterossauros, plantas fósseis e o primeiro dinossauro do Paraná
 
A cidade de Cruzeiro do Oeste tornou-se conhecida no meio paleontológico a partir da descoberta de uma população de pterossauros em 2012. No ano de 2014 veio a descoberta do primeiro pterossauro paranaense, o Caiuajara dobruskii, repercutida em todo o Brasil. Desde então, a prefeitura da cidade vem tomando medidas para garantir a proteção e preservação deste patrimônio.
 
Para isso, além de acompanhar as escavações realizadas pela Universidade do Contestado, de Mafra (SC), providenciou-se um laboratório de paleontologia, que foi vinculado ao já existente museu histórico. A instalação do laboratório possibilitou a descoberta do primeiro dinossauro do estado do Paraná, o Vespersaurus paranaensis.
 
Do latim Vesper - oeste, e saurus - lagarto, o fóssil encontrado corresponde a uma espécie de dinossauro terópode cujos representantes viveram há cerca de 90 milhões de anos. Ele media, aproximadamente, 80 cm de altura e 1,6 m de comprimento. Era bípede e apresentava dieta carnívora, predando pequenos animais.
 
Desde a descoberta do material, a prefeitura prosseguiu fechando acordos com instituições de ensino superior de todo o Brasil, como a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade de São Paulo (USP), responsável pelo artigo científico que descreveu o dinossauro paranaense para todo o mundo.
 
Com a entrada de Cruzeiro do Oeste no mapa da paleontologia mundial, em 2019, o Museu de Paleontologia municipal foi criado e inaugurado. Desde então o espaço tem sido fundamental nos estudos e pesquisas referentes aos fósseis de dinossauros no Brasil. A criação do museu também contribuiu para o turismo da região. De julho de 2019 a março de 2020 foram aproximadamente cinco mil visitantes.
 
Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) em 2019 e 2020, uma das premiações mais importantes do segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 
Prefeita de Cruzeiro do Oeste, Helena Bertoco, historiadora Neurides Martins
e secretária de Educação, Onilda Barbosa

 

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.