CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Buscando deixar os estudantes longe das ruas, a Escolinha Craques do Futuro oferece aulas no contraturno escolar, deixando-os longe da criminalidade
 
Oferecer um ambiente seguro, deixar as crianças e adolescentes longe das ruas e melhorar a qualidade de vida foram os principais objetivos da Escolinha Craques do Futuro, criada em 2017 pela Prefeitura de Iretama, no Centro Ocidental do Paraná. Era oferecida a prática de esportes em quatro modalidades no contraturno escolar, o que contribuiu para reduzir os índices de vulnerabilidade social no município.
 
As Secretarias de Esportes e de Ação Social identificaram problemas sociais em algumas regiões da cidade, entre eles o fato de muitas crianças e adolescentes não terem nenhuma atividade durante a tarde, cenário que favorece a entrada na criminalidade. Com o projeto, a gestão municipal enxergou a oportunidade de afastar os estudantes dessa realidade e proporcionar melhores condições de vida, com treinamento e estrutura adequados, além de profissionais capacitados para desenvolver nos jovens tanto uma formação esportiva quanto pessoal.
 
A iniciativa era desenvolvida em dois locais no contraturno escolar: segunda, quarta e sexta no Estádio Municipal, e terças e quintas no Ginásio de Esportes, sempre no período vespertino. Foram oferecidas aulas nas modalidades de futebol, futsal, handebol e xadrez, atendendo cerca de 410 alunos.
 
Por meio da Escolinha Craques do Futuro, Iretama proporcionou o acesso ao lazer, incentivou a prática de esportes e melhorou a qualidade de vida, deixando as crianças e adolescentes longe das drogas e da criminalidade. Além disso, também revelou grandes talentos do esporte, objetivo que deu resultado: dois atletas do município foram contratados por grandes times de futebol do Brasil.
 
Em 2019, o projeto foi coroado com o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná, uma das premiações mais importantes do segmento no país. Em 2020 a iniciativa foi novamente premiada, desta vez com uma Menção Honrosa. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 
Prefeito de Iretama, Wilson Carlos de Assis, na cerimônia de encerramento do PGP-PR 2019

Ouça o áudio: