CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Projeto conseguiu organizar a fila de espera e desenvolveu critérios técnicos para encaminhamento das crianças às unidades
 
O acesso à creche é um desafio em todo o país. Entre as consequências da falta de vagas estão longas filas de espera e pais sem ter onde deixar seus filhos enquanto estão trabalhando. Mas além de cumprir essa função, as creches também são essenciais no desenvolvimento físico, afetivo e intelectual das crianças. Por isso, a Prefeitura de Londrina, no Norte Central do Paraná, desenvolveu a Central de Vagas: Boas Práticas na Administração Pública.
 
Antes da implementação da Central de Vagas (CV), os pais procuravam diretamente às unidades para realizarem o cadastro de seus filhos. Resultado disso eram cadastros de uma mesma criança em diversas creches, refletindo em um número impreciso sobre a necessidade de vagas e resultando em uma espera mais longa por uma vaga. Além disso, não existiam critérios definidos para a escolha das crianças, contando apenas com a preferência para famílias beneficiadas por programas sociais.
 
O projeto surgiu após uma Recomendação Conjunta do Ministério Público e Defensoria Pública para a Secretaria Municipal de Educação de Londrina, visando obter um número real de crianças em fila de espera, uma vez que as estimativas giravam em torno de oito mil crianças aguardando vaga. Com a equipe designada para implementar a Central, foram desenvolvidos critérios técnicos para seleção das crianças, além de um único espaço para que os pais solicitassem a vaga.
 
Entre os benefícios do projeto estão a diminuição na fila de espera, com cerca de 1.600 crianças aguardando atualmente. O atendimento nas creches também melhorou, sendo exclusivo para pais de alunos já matriculados. Outro resultado positivo foi a diminuição de ações judiciais contra o município, gerando economia de recursos com o pagamento de multas. Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.