CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Projetos das cidades de Guaporema e Turvo encontraram maneiras de reduzir o número de casos da doença

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de casos de dengue em todo país cresceu cerca de 264% em 2019, com cerca de 230 mil infectados. Só no Paraná, o aumento passou de 1.400%. Foram cerca de 399 casos no ano passado contra 6 mil neste ano. O número é preocupante, e coloca em alerta os municípios para o combate do mosquito Aedes aegypti.

Após enfrentar duas grandes epidemias em 2010 e 2013, o município de Guaporema, no noroeste do Paraná, desenvolveu o projeto “Todos Contra a Dengue”, que tem como objetivo conscientizar, sensibilizar e mobilizar a comunidade para importância da prevenção da dengue. Entre as ações para combate foram realizadas palestras, conversas e feiras de saúde, o que resultou na eliminação dos casos de dengue na cidade, que conta com cerca de 2400 habitantes. 
 
Já o município de Turvo, no centro-sul do estado, implementou o projeto “Selo na Porta”, em que os agentes comunitários realizam visitas em residências e nos comércios da região. Eles sinalizam se o estabelecimento tem alto, médio ou baixo risco de dengue naquela região. A iniciativa contou com a produção de folders, selos e outdoors para conscientizar a população e erradicar os criadouros do mosquito. 
 
Os bons resultados dos projetos garantiram o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). Turvo foi premiado em 2016, e Guaporema em 2016 e 2017. O PGP-PR é uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil. Saiba mais sobre esse projeto no Banco de Projetos da premiação.
 
 
Prefeito de Guaporema, Célio Marcos Barranco, foi premiado pelo projeto Todos Contra a Dengue
 
 
 
Prefeito de Turvo, Nacir Agostinho Bruge, foi premiado pelo projeto Selo na Porta

 

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.