CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Tarde Cultural Contando e Encantando aumentou o número de empréstimos de livros em Paraíso do Norte
 
O projeto Tarde Cultural Contando e Encantando, do município de Paraíso do Norte, no noroeste do Paraná, transformou os hábitos de leitura da população de cerca de 12 mil habitantes. Como o número de leitores nas escolas era muito baixo, principalmente entre alunos de cinco a dez anos de idade, o município decidiu investir em um evento literário, e que acontece o ano todo.
 
As atividades são desenvolvidas todos os dias da semana, incentivando os alunos a criação de um hábito de leitura. No último final de semana de cada mês é realizado o Evento Literário de Contação de História e Incentivo a Leitura, em que são realizadas atividades externas envolvendo Hip Hop, Grafite e Capoeira, destinado às crianças e adolescentes, mas que também contam com a participação de toda a população. O evento é feito fora do eixo central da cidade, com o intuito de promover o cotidiano social e cultural nos bairros periféricos.
 
Para que o projeto fosse implementado e tivesse sucesso entre os moradores, foi pintada a fachada da Biblioteca Pública Municipal, como forma de valorizar e mostrar a importância do espaço para os moradores, foram comprados 500 livros novos para comporem o acervo de obras da biblioteca, e também houve a ampliação do número de funcionários, passando de oito para 11 profissionais.
 
Além de despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo dos alunos, o projeto também promove o desenvolvimento do vocabulário, possibilita o acesso aos diversos tipos de leitura e gêneros textuais na escola e estimula o desejo de novas e diferentes formas de leituras e aprendizado. O investimento total para a implantação do projeto foi de pouco mais de R$ 84 mil, com recursos de incentivos fiscais de uma empresa da região, e já beneficiou os 1.784 alunos da rede de ensino e cerca de 500 pessoas que realizaram o empréstimo de livros nas bibliotecas.
 
Os bons resultados levaram a iniciativa a receber o Prêmio Gestor Público Paraná, em 2017, e uma Menção Honrosa na edição de 2018, devido aos novos resultados obtidos pelo projeto. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 

Prefeito de Paraíso do Norte, Laercio de Freitas, recebe a Menção Honrosa
pelo Tarde Cultural Contando e Encantando
 

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.