CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
O projeto Biblioteca Itinerante: O Prazer da Leitura Mais Perto de Você leva o mundo lúdico dos livros para a sala de aula

Buscando resolver o problema de espaço criado com a alta de matrículas, o município de Apucarana, no norte do Paraná, criou o projeto Biblioteca Itinerante: O Prazer da Leitura Mais Perto de Você. Cerca de 300 bibliotecas desse tipo foram distribuídas em 60 instituições de ensino da cidade, atendendo mais de 10 mil crianças e adolescentes, além dos seus familiares.
 
Para implantar o projeto, foram montadas estantes com rodinhas nas salas de aula com diversas obras literárias. As estantes são então trocadas de sala periodicamente, proporcionado aos alunos o contato com diferentes livros ao decorrer de suas trajetórias escolares. O projeto surgiu para resolver o problema da falta de espaço nas bibliotecas tradicionais. Os pais e familiares dos alunos também podem retirar os livros para leitura.
 
Mas não é só isso. O projeto conta com a dramatização de histórias, promovidas com o auxílio de fantoches, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento das capacidades orais e criativas dos alunos, além do contato com as histórias e ampliação do repertório literário. A responsabilidade pelo cuidado dos livros é compartilhada entre a escola, os alunos e familiares. Os benefícios já são evidentes: os índices da Prova Brasil e da Avaliação Nacional da Alfabetização aumentaram, indicando uma melhora no desempenho dos  alunos.
 
Para que a iniciativa desse certo, o município investiu em mobiliário, livros e fantoches. Os recursos utilizados são provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e também próprios, destinados à educação no município. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2017, uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil.  Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 

Presidente da Autarquia Municipal de Educação de Apucarana, Marli Regina Silva,
recebendo o Certificado de Reconhecimento pelo Biblioteca Itinerante
 

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.