CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Projeto auxilia no combate da doença, além de formar o hábito de uma alimentação saudável na rotina dos alunos do ensino fundamental
 
Com a facilidade de se comprar e consumir produtos ultraprocessados, a obesidade tem se mostrado uma missão no campo da saúde pública, afetando tanto os adultos como as crianças. O município de Joaquim Távora, no Norte Pioneiro, desenvolveu o projeto Educação Nutricional nas Escolas, que ensina aos alunos os benefícios de uma alimentação saudável.
 
A iniciativa surgiu após ser identificado que as crianças ingeriam uma grande quantidade de alimentos industrializados, com altos teores de gorduras trans, gorduras saturadas, açúcares e sal. Para que esse cenário mudasse, a gestão municipal desenvolveu o projeto, em que os estudantes de cada turma são divididos em grupos. Depois, realizam a montagem de um prato com os alimentos fornecidos. Os nutricionistas conversam com os alunos, explicando a importância dos nutrientes e ensinando hábitos de higiene na hora do preparo dos alimentos. Um novo prato é montado pelas crianças, que são convidadas a experimentar.
 
Com o projeto, as crianças que antes não comiam determinados alimentos, principalmente vegetais, tiveram a chance de experimentá-los e acabaram mudando de opinião. A iniciativa ocorre em todas as turmas das três escolas municipais da cidade ao decorrer do ano. Os custos são bancados com os recursos destinada à merenda escolar. Os nutricionistas também alertam as crianças sobre a proibição de se levar lanches de casa para a escola.
 
Entre os benefícios do Educação Nutricional estão a promoção de uma alimentação mais saudável, fazendo com que os alunos levem o que foi aprendido para casa; a redução de alimentos ultraprocessados na rotina das crianças; além de contribuir para a diminuição da obesidade infantil e doenças crônicas. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2017, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 
Prefeito de Joaquim Távora, Gelson Mansur Nassar, recebe o
Certificado de Reconhecimento pelo Educação Nutricional nas Escolas

 

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.