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Gestão Eletrônica de Documentos traz eficiência, transparência e segurança no retorno aos munícipes, além de facilitar o acesso aos serviços oferecidos
 
Com o avanço da tecnologia e a necessidade de preservarmos o meio ambiente, o uso de papel nas repartições públicas têm diminuído cada vez mais. Foi pensando nisso que a Prefeitura de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, desenvolveu o projeto 1Doc - Gestão Eletrônica de Documentos, que promove economia de gastos públicos e facilita o atendimento aos munícipes.
 
Antes do projeto, os moradores precisavam se deslocar, em horário comercial, até a prefeitura para solicitar documentos e serviços. Depois, em uma nova data, deveriam retornar para saber se sua demanda havia sido atendida. Agora com o 1Doc, as solicitações são realizadas pela internet e a tramitação pode ser conferida sem sair de casa. O morador precisa apenas realizar o cadastro no site e solicitar o serviço que precisa.
 
Para que a iniciativa funcionasse, um sistema foi desenvolvido para gestão eletrônica de documentos, elaboração, tramitação, certificação eletrônica, entre outras ferramentas. A gestão municipal capacitou os servidores municipais para acompanharem as demandas, tanto internas quanto da população. O munícipe que não tem acesso à internet pode fazer a solicitação em qualquer secretaria ou órgão municipal, basta falar com o servidor no local.
 
Com um orçamento de R$ 136 mil, o projeto beneficia não só a população piraquarense mas também instituições e empresas que precisam de serviços da prefeitura. Além da agilidade no retorno, deixando os moradores mais satisfeitos, a iniciativa reduz gastos com papel, acabou com os malotes e, consequentemente, reduziu gastos com gasolina. Com menos impressões e a total digitalização dos serviços, o meio ambiente também agradece. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Certificado de Reconhecimento de Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.

 
Prefeito de Piraquara, Marcus Maurício de Souza Tesserolli,
recebe o Certificado de Reconhecimento pelo projeto
Gestão Eletrônica de Documentos

 

Ouça o áudio:

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