CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Iniciado em 2003, a Rede de Água Potável nas Comunidades Rurais atendeu os moradores do interior da cidade, garantindo renda e melhora na qualidade de vida
 
Um dos recursos básicos que precisamos todos os dias é a água. Além de matar a sede, ela também faz bem para o organismo, evita doenças e é utilizada na agricultura, entre diversos outros exemplos de sua utilização. Entretanto, a região rural de Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste do Paraná, não tinha acesso a água potável, o que fazia com que os moradores saíssem do campo para morarem na região urbana. Pensando nisso, a gestão municipal iniciou em 2003 o projeto Rede de Água Potável nas Comunidades Rurais.
 
Antes do projeto, as comunidades rurais estavam sem acesso à água potável para o consumo humano. Como o lençol freático é muito profundo e o custo para se fazer um poço artesiano em cada propriedade seria muito alto, dificultando o acesso a água de boa qualidade, a gestão municipal decidiu investir no saneamento básico e começou a construção da rede, que alcança cerca de 145 quilômetros.
 
Diante do problema, a administração municipal e técnicos especializados elaboraram um projeto que atendesse toda a comunidade rural com água potável. A iniciativa foi possível com a utilização de recursos próprios, de convênio estadual e federal, tudo para proporcionar água de boa qualidade e fomentar a agroindústria familiar, já que muitos agricultores estavam abandonando o campo por não ter condições de continuar trabalhando.
 
Concluída em 2017, a Rede de Água Potável beneficiou a população rural de Santa Terezinha de Itaipu, combatendo o êxodo rural e melhorando a qualidade de vida dos munícipes. A economia também foi fortalecida, com o surgimento de agroindústrias nas regiões beneficiadas. Os bons resultados garantiram ao projeto o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2017 e uma Menção Honrosa em 2018, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 

Prefeita de Santa Terezinha de Itaipu, Neide Mariot Corrente, recebe a
Menção Honrosa pela Rede de Água Potável nas Comunidades Rurais
 

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.