CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Parque de Cordas foi inspirado nos parquinhos infantis da Europa e proporciona o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e curiosidade das crianças
 
Em um mundo cada vez mais conectado, as brincadeiras infantis acabaram ficando de lado no cotidiano das crianças. Entretanto, a tecnologia pode prejudicá-los, tirando um fator essencial para o seu desenvolvimento: o convívio com os amigos e colegas. Para mudar essa realidade e oferecer um espaço de lazer com qualidade para eles e a família, a Prefeitura de Maringá, no Norte Central paranaense, desenvolveu o projeto Parque de Cordas.
 
Em uma viagem à Europa, os gestores municipais perceberam que os parquinhos estrangeiros eram diferentes dos brasileiros. Enquanto aqui eles são produzidos com metal, o que pode machucar as crianças e enferrujar com o tempo, lá eles são feitos com cordas e um piso especial para absorver o impacto em caso de quedas. Foi o que motivou a criação do Parque de Cordas, presente em 19 bairros de Maringá, todos nas regiões periféricas da cidade, onde não haviam opções de lazer para as crianças.
 
Para que a iniciativa fosse implementada, a Secretaria de Mobilidade Urbana estudou o modelo estrangeiro e buscou fornecedores. Todas as peças foram feitas no Brasil, o que ajudou a baratear a produção dos materiais. A iniciativa também foi possível devido a um outro projeto, este do Governo do Paraná, o “Meu Campinho”, que conta com uma quadra de futebol com grama sintética e bancos com sombras.
 
As áreas de lazer reúnem também bicicletários, bebedouros, mesas de jogos, floreiras, lixeiras e rampas de acessibilidade. O solo do parque é produzido com pneus reciclados, triturados e moldados in loco, ajudando a absorver possíveis quedas das crianças e evitando que elas se machuquem.
 
O Parque de Cordas e o Meu Campinho têm um orçamento médio de R$ 480 mil cada unidade, entre custos para construção, calçamento e terraplanagem, com recursos do governo do Estado. Entre os principais benefícios estão o desenvolvimento da coordenação motora das crianças, equilíbrio e curiosidade, além de um espaço de lazer para toda a família, beneficiando a população de 19 bairros. Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 
Secretário de Mobilidade Urbana, José Gilberto Purpur, recebe o
Troféu PGP-PR pelo projeto Parque de Cordas

 

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.