CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Coleta Verde realiza a troca de materiais recicláveis por hortaliças produzidas por agricultores locais. Itens coletados são encaminhados para cooperativas de catadores
 
Cuidar do meio ambiente, garantindo que as futuras gerações tenham um bom lugar para se viver, é uma demanda cada vez mais urgente no mundo. Além disso, oferecer uma alimentação de qualidade também contribui para formarmos gerações saudáveis e responsáveis com o nosso planeta. Pensando nisso, a Prefeitura de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, desenvolveu o Programa Coleta Verde.
 
Após constatar que havia uma produção excedente proveniente da agricultura familiar, a gestão municipal procurou um projeto para fomentar a economia local e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Após a aprovação de uma lei, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento implementou o programa, promovendo a escoação dos produtos produzidos pela agricultura familiar do município.
 
Para participar, uma vez por mês o morador troca dez quilos de materiais recicláveis por uma sacola de 5 quilos de produtos oriundos da agricultura familiar do município. Todo o material reciclável arrecadado é doado para associações de catadores cadastradas junto a Secretaria de Meio Ambiente, gerando renda para esses trabalhadores. O projeto evoluiu: em 2015, quando foi lançado, eram seis pontos de troca; em 2018 foi ampliado e alcançou 36 bairros da cidade.
 
O projeto possui um custo mensal de cerca de R$ 60 mil, entre despesas com pessoal e custos operacionais relativos à compra das sacolas com as hortaliças, combustíveis para transporte dos colaboradores e impressão de folders. Entre os benefícios da iniciativa estão a destinação correta de materiais recicláveis, gerando renda para as associações de catadores e preservando o meio ambiente, melhoria na qualidade de vida dos moradores, com alimentos de procedência garantida, além de renda aos produtores agrícolas. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 

Prefeita de Colombo, Izabete Cristina Pavin, recebe o
Certificado de Reconhecimento pelo projeto Coleta Verde

Ouça o áudio:

O site Bom Gestor Público utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo Bom Gestor Público. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do Bom Gestor Público bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.