CONTEÚDO PARA SUA RÁDIO. INSPIRAÇÃO PARA SUA REGIÃO!

Imagem
Projeto conta com uma coleção de mais de 600 peças excepcionalmente preservadas, entre fósseis de pterossauros, plantas fósseis e o primeiro dinossauro do Paraná
 
A cidade de Cruzeiro do Oeste tornou-se conhecida no meio paleontológico a partir da descoberta de uma população de pterossauros em 2012. No ano de 2014 veio a descoberta do primeiro pterossauro paranaense, o Caiuajara dobruskii, repercutida em todo o Brasil. Desde então, a prefeitura da cidade vem tomando medidas para garantir a proteção e preservação deste patrimônio.
 
Para isso, além de acompanhar as escavações realizadas pela Universidade do Contestado, de Mafra (SC), providenciou-se um laboratório de paleontologia, que foi vinculado ao já existente museu histórico. A instalação do laboratório possibilitou a descoberta do primeiro dinossauro do estado do Paraná, o Vespersaurus paranaensis.
 
Do latim Vesper - oeste, e saurus - lagarto, o fóssil encontrado corresponde a uma espécie de dinossauro terópode cujos representantes viveram há cerca de 90 milhões de anos. Ele media, aproximadamente, 80 cm de altura e 1,6 m de comprimento. Era bípede e apresentava dieta carnívora, predando pequenos animais.
 
Desde a descoberta do material, a prefeitura prosseguiu fechando acordos com instituições de ensino superior de todo o Brasil, como a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade de São Paulo (USP), responsável pelo artigo científico que descreveu o dinossauro paranaense para todo o mundo.
 
Com a entrada de Cruzeiro do Oeste no mapa da paleontologia mundial, em 2019, o Museu de Paleontologia municipal foi criado e inaugurado. Desde então o espaço tem sido fundamental nos estudos e pesquisas referentes aos fósseis de dinossauros no Brasil. A criação do museu também contribuiu para o turismo da região. De julho de 2019 a março de 2020 foram aproximadamente cinco mil visitantes.
 
Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) em 2019 e 2020, uma das premiações mais importantes do segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação.
 
Prefeita de Cruzeiro do Oeste, Helena Bertoco, historiadora Neurides Martins
e secretária de Educação, Onilda Barbosa

 

Ouça o áudio: